A prevenção ambiental é um assunto que tem sido muito discutido nos últimos tempos devido à grande proporção de poluição que tem acarretado grandes problemas para o mundo, como o aquecimento global, que faz com que as temperaturas sejam aumentadas ao redor do globo terrestre. No entanto, a poluição não causa apenas isso, mas também a morte de diversos animais em mares, cidades e florestas.
A reciclagem e o descarte correto do lixo tem sido pauta anualmente em diversos lugares do mundo, para que dessa forma as pessoas possam se conscientizar e mudar as suas atitudes em relação ao lixo, um dos grandes responsáveis pela poluição. Neste artigo iremos explorar um assunto que pode ajudar você a entender melhor a importância da reciclagem e do descarte consciente do lixo, o tempo de decomposição dos principais materiais que usamos em nosso dia a dia.
Materiais com pouco tempo de decomposição
De início, vamos aos que em pouco tempo na natureza já se decompuseram. No entanto, mesmo que esses materiais tenham um tempo de decomposição rápido, não significa que não gere consequências se jogado fora de maneira irresponsável. Vamos a lista:
-
Laranja ou casca de banana: 2 a 5 semanas
-
Papel toalha: 2 a 4 semanas
-
Jornal: 6 semanas em média
-
Caixa de leite: 2 a 3 meses
-
Caixa de papelão: 3 a 6 meses
-
Papel: 3 a 6 meses
-
Palito de fósforo: 4 a 6 meses
-
Papel de bala: 4 a 6 meses
-
Palito de sorvete: 6 meses
-
Panos: 6 meses a 1 ano
-
Madeira compensada: 1 a 3 anos
-
Bituca de cigarro: 1 a 5 anos
-
Chiclete: 5 anos
Essa lista é só o princípio de tudo. Você vê como aquele simples chiclete que jogou fora na rua após ele ter perdido o gosto pode ser prejudicial ao meio ambiente e a todos que vivem nele? Serão 5 anos para que ele se decomponha de forma natural, enquanto se descartado de forma correta, pode ser usado na produção de outros materiais, ajudando na preservação e também na economia.
Materiais com mais tempo de decomposição
Agora vamos passar para os materiais que tem o tempo de decomposição natural maior. Caso você tenha se espantado com a lista acima, essa com certeza te deixará ainda mais impactado. Desde já repense seus hábitos com o lixo, decida ajudar e a conscientizar as pessoas ao redor. Vamos a lista:
-
Madeira pintada: 13 a 14 anos
-
Sacola plástica: 10 a 20 anos
-
Tecido de algodão: 10 a 20 anos
-
Nylon: 30 a 50 anos
-
Copos plásticos: 50 anos
-
Couro: 50 anos
-
Latas: 50 anos
-
Solas de borracha: 50 a 80 anos
-
Latas de alumínio: 80 a 200 anos
-
Tampas de garrafa: 150 anos
-
Tecido sintético: 100 a 300 anos
-
Alumínio: 200 anos
-
Plástico: 400 anos
-
Fraldas descartáveis: 450 anos
-
Garrafa de plástico: 450 anos
-
Linha de pesca: 600 anos
-
Vidro: cerca de 1000 anos ou mais
-
Borracha: tempo indeterminado
Você já havia parado para pensar que uma simples sacola plástica que você joga no chão, vai demorar cerca de 20 anos para se decompor? E mais, essa sacola plástica pode parar no habitat de algum animal, no mar e acabar matando um deles. Uma simples garrafa plástica que você joga fora indevidamente pode ficar ali por mais ou menos 4 a 5 gerações, para então desaparecer, é muito tempo.
Além desse tempo de decomposição ser altíssimo, esses lixos podem matar animais, como já dissemos, podem entupir bueiros e se acumulado em grande quantidade, pode gerar doenças para as pessoas ao redor. Repensar a maneira de descartar o lixo é algo que todos precisam fazer, para que possamos conservar um bom lugar para nós e nossos futuros familiares.
A Ecoplus trabalha com o TNT, um produto reciclável, com tempo de decomposição de 6 meses a 2 anos e que pode facilmente substituir vários outros materiais mais nocivos. Conheça nossas sacolas de TNT, nossas embalagens de TNT, nossas mochilas de TNT, nossas capas de TNT e também nossa linha automotiva de TNT. Ter esses produtos pode ajudar e servir de exemplo as pessoas ao seu redor e dessa forma podemos alcançar um mundo melhor para todos.