O nome “Tecido Não Tecido” se origina do fato de que este material não é fabricado em teares, como dita o modo convencional. Suas fibras não são atreladas segundo um arranjo ordenado, mas sim dispostas aleatoriamente. O TNT é um produto que tem ganhado cada vez mais importância dentro do mercado pois, além de possuir um custo menor e ser menos prejudicial que o plástico, atende a vários segmentos diferentes.
Embalagens
O setor de embalagens é, atualmente, o que mais consome TNT ao redor do mundo, absorvendo em torno de 2.990 milhões de toneladas por ano. Aqui, o Não-Tecido é usado para sacos de presente, forração de bolsas, pastas, capas para máquinas, fax e computadores; invólucros de sabonetes e calçados e, é claro, nossas queridinhas Ecobags.
Transporte
Representado pela indústria automobilística, naval, aeroespacial, motocicletas, bicicletas, air bags e pneus, o setor de transportes corresponde a 2.828 milhões de toneladas por ano pelo mundo. O TNT é comumente utilizado nesse setor para revestimento interno de tetos, protetores solares e capa para carro.
Aplicações industriais e Construção
Representa 2.624 milhões de toneladas por ano de TNT destinado principalmente à fabricação de produtos para filtragem, limpeza e isolamentos termoacústicos. No segmento de construção é utilizado em especial na confecção de membranas e corresponde a 2,033 milhões de toneladas/ano.
Estofaria, móveis e aplicações domésticas
Incluindo-se as aplicações em móveis, forração de estofados, cadeiras e poltronas de escritórios, carpetes, tapetes e revestimentos de pisos, representa 2.499 milhões de toneladas por ano ao redor do mundo. O TNT também é usado, em menor escala, para artigos de cama e mesa, conjunto para banheiro, jogo americano, capa para sofás e travesseiros.
Agricultura e Horticultura
Nesse setor, o TNT é usado em mantas agrotóxicas para proteger plantações e mudas de insetos, chuva e excesso de sol. Também é utilizado em silos, cercas, estufas, materiais de hidroponia, coberturas para lavouras e criação de animais, correspondendo a 1.615 milhões de toneladas por ano.
Médico/Hospitalar
De acordo com a ABINT (Associação Brasileira de Não Tecidos e Tecidos Técnicos), a partir de 2019 a demanda de TNT no setor Médico/Hospitalar aumentou consideravelmente. Apenas no Brasil foram consumidas 52.000 toneladas/ano do material, que é usado principalmente na confecção de máscaras cirúrgicas, jalecos, aventais, toucas, propés, bandagens e roupas hospitalares.
O TNT também pode ser usado em artigos de higiene pessoal, vestuário, calçados e para outros segmentos menores. São diversas as suas aplicações e o mercado desse material cresce a cada ano. E você, utiliza TNT em algum desses segmentos?
O que acha de começar agora?