É difícil imaginar a vida sem as sacolas plásticas. Seja para carregar uma compra ou para forrar o cesto de lixo, as sacolinhas já fazem parte do dia a dia. Mas é importante que você procure alternativas e reduza o consumo de sacolas plásticas.
O plástico é um dos elementos mais poluentes que consumimos. Ele está presente em quase tudo, e o seu descarte geralmente é inconsciente e prejudicial ao meio ambiente.
O Brasil entrou há algum tempo em uma campanha de diminuição do consumo de sacolas, e alguns mercados passaram a cobrar pela aquisição desse tipo de material.
Foto: folha.uol.com.br
Nesse artigo vamos falar sobre algumas opções para suprir a necessidade de utilizar sacolas plásticas, ajudando a reduzir este consumo.
Veja aqui algumas alternativas para reduzir o consumo de sacolas plásticas
Se analisarmos, muitas vezes usamos sacolas plásticas sem que haja uma real necessidade. Por exemplo, na compra de um objeto pequeno e leve, que cabe no bolso, porque pedir o plástico? Ou mesmo se você vai à padaria comprar pães, e sai sempre com o saco de papel dentro de uma sacola de plástico. O consumo exagerado das sacolas é mais um hábito do que uma necessidade real. Por isso, é indispensável a reeducação e percepção da real necessidade do uso das sacolas plásticas.
Abaixo, daremos algumas dicas para que você possa reduzir o consumo de sacolas plásticas e contribua para a saúde do meio ambiente.
Sacola de feira ou Ecobag: As ecobags são sacolas retornáveis que podem ser usadas para compras ou mesmo para carregar pequenas coisas durante dia. Elas são reforçadas e espaçosas, e por isso comportam uma boa quantidade de itens.
As ecobags em geral possuem um preço acessível, Sendo assim uma alternativa ideal para a redução do consumo de sacolas plásticas. Elas também são fáceis de dobrar e cabem em qualquer espaço, o que facilita para que você tenha sempre uma ao alcance das mãos.
Planejar as compras: Uma maneira de evitar o uso exacerbado de sacolas é planejar o dia que vai fazer as compras. Assim podendo se programar para ir com uma mochila vazia, ou mesmo levar uma sacola retornável.
Atenção nas necessidades: Se você comprou alguma objeto que cabe no bolso ou na bolsa, porque aceitar a sacola plástica que lhe foi oferecida? Devemos perceber quando realmente precisamos das sacolas e quando ela é pega apenas por hábito.
Seja consciente e contribua com o planeta terra
Mudar a maneira como você consome algumas coisas pode ser determinante para a sua contribuição pela saúde do meio ambiente. Quanto mais embalagens de plástico descartados, mais elementos poluentes são liberados no mundo.
É importante compreendermos que a nossa responsabilidade pelo lixo produzido não termina quando jogado no lugar certo.Tudo aquilo que foi descartado por nós, continua fazendo parte do nosso planeta terra e o impacto ambiental gerado pelo mesmo pode durar anos ou décadas.
Então reduza o consumo de sacolas plásticas e perceba como é absolutamente possível viver sem esse tipo de material.
As sacolas são responsáveis por bloquear bueiros causando enchentes, sufocar animais marinhos ao serem confundidas com os alimentos, poluição visual e vários outros transtornos. E o pior de tudo é que elas são leves, e podem se deslocar facilmente com uma batida de vento.
Troque o consumo de sacolas plásticas por sacolas ecológicas! Assim podemos contribuir para que o nosso planeta seja mais saudável, mais limpo e muito mais belo.