»
»
Países que baniram ou taxaram o uso de sacolas plásticas

Países que baniram ou taxaram o uso de sacolas plásticas

Sumário
Um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas por dia no mundo, de maneira geral são usadas uma única vez e após isso costumam ser descartadas de maneira incorreta, levando mais de 450 anos para se decompor.
Como consequência a poluição vai aumentando, as sacolas entupindo os bueiros e impedindo o escoamento da chuva. Ou vão parar em rios e oceanos, prejudicando também os animais.
Por este motivo algumas mobilizações foram criadas para acabar com o consumo e comercialização das sacolas plásticas.
Segundo o site Senado Notícias, Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a proibir o uso de sacolas plásticas em supermercado. 
Em outros países essa medida já é considerada bastante comum. Veja alguns países que baniram ou taxaram o uso de sacolas plásticas:
Alemanha: O uso de sacolas ecológicas para carregar compras é hábito de boa parte da população alemã. Mas as sacolas plásticas ainda são vendidas nos supermercados.
Estados Unidos: Em 2007, São Francisco foi a primeira cidade americana a banir sacolas plásticas e em 2014 foi a vez da Califórnia proibir a distribuição gratuita, apoiando o uso de sacolas ecológicas.
França: Em 2016 proibiram a distribuição de sacolas plásticas no comércio.
Irlanda: O país passou a cobrar pelo uso de sacolas plásticas em 2002, e com isso conseguiu diminuir mais de 90% do consumo do produto.
Itália: Em 2011 o país proibiu o uso de sacolas plásticas e lançou uma campanha de conscientização a poluição.
Reino Unido: Para incentivar o uso de sacolas ecológicas e diminuir o uso de sacola plástica, desde 2013 cobram do consumidor o uso de sacolas plásticas.
Argentina: Elas foram proibidas assim que descobriram que cerca de um terço dos resíduos coletados na limpeza de riachos canalizados e túneis de águas pluviais era composto por sacolas plásticas.
Bangladesh: Em 2002 o país asiático foi o primeiro do mundo a banir completamente a utilização e a comercialização de sacolas plásticas.
No início de Junho a ONU realizou uma Conferência sobre os Oceanos em Nova York com o intuito de apoiar o projeto para conservar, preservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos, chamado de “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14”. 
A ONU apresentou um documentário que mostra os principais riscos que o plástico causa ao meio ambiente e ao planeta. De acordo com o documentário até 2050 é esperado que a produção de plástico triplique, contribuindo para que os oceanos tenham mais plásticos do que peixes. Também estima-se que cerca de 90% das aves marinhas tenham ingerido plástico, prejudicando a evolução e sobrevivência da vida marinha.
Assista ao documentário:

Além de serem reutilizáveis, as sacolas ecológicas conseguem suportar mais peso do que uma sacola plástica, sendo possível economizar 8 sacolas plásticas com apenas 1 ecobag. Estima-se que a sacola ecológica pode durar por até 5 anos, tempo em que apenas uma pessoa utilizaria mais de mil sacolas plásticas. 
A sustentabilidade é uma tendência cada vez mais apreciada, seja para uso pessoal ou no ambiente corporativo. Aposte em sacolas retornáveis personalizadas como uma maneira de diminuir o consumo de sacos plásticos e faça a diferença no planeta.
Entre em contato e peça já a sua ecobag!
Leia também
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of vwwebmaster
vwwebmaster