Marketing verde, marketing ambiental ou ecomarketing, é uma estratégia de marketing focada nos benefícios dos produtos, no processo de produção ou na postura da empresa ou marca em relação ao meio ambiente. Ou seja, o marketing verde tem como objetivo vender a imagem de que uma marca possui consciência ecológica.
Porém, não basta apenas transmitir uma imagem, é preciso ter uma atitude verdadeira de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica. As práticas da marca precisam mostrar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Fatores como substituir produtos que agridem o meio ambiente por produtos que agridem menos ou não agridem, reciclar e reaproveitar materiais, economizar água e energia, são atitudes básicas e essenciais para um bom marketing verde para sua empresa e principalmente para o planeta.
Os donos e gestores da empresa devem ter os valores e as atitudes alinhados com esse pensamento ambientalmente correto. Após esse passo, isso deve ser divulgado e repassado também para os funcionários e procedimentos dentro da empresa.
Posteriormente divulgue a consciência ecológica da sua empresa e agregue valor à marca. O apelo ambiental gerará simpatia da população e ainda mais consumidores para seus produtos.
Os consumidores precisam de informações concretas sobre uma empresa para avaliar se seus produtos realmente são aquilo que vendem. Portanto, a organização deve promover seus produtos com foco na composição, origem e fabricação, mostrando que são realmente verdes e que não se trata apenas de uma estratégia para vender.
Investindo nesses pontos, a empresa irá não somente economizar energia e dinheiro nos processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável, como também lucrar com qualidade e quantidade.
Invista em produtos sustentáveis para divulgar o trabalho da sua empresa e se destaque ainda mais através do marketing verde. Entre em contato com a Ecoplus e faça um orçamento!